O Museu Nacional recebeu hoje mais um evento do IDECACE, Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação. A OSCIP, há dezessete anos vem atuando no atendimento de crianças e jovens, gerindo eficientemente programas sociais, espaços esportivos para inclusão, realizando a iniciação esportiva, e a qualificação de professores e atendimento à população.
O CREF7 tem apoiado a instituição porque viu a relevância do projeto para os profissionais e para a sociedade. Segundo o Presidente do CREF7, Patrick Novaes Aguiar, "o Profissional de Educação Física está no centro de tudo que a gente faz, e o projeto fortalecer a imagem do professor, abrindo campos de trabalho em prol de uma sociedade melhor". Em seu discurso, na abertura do evento, Patrick reafirmou o comprometimento do CREF7 com o projeto, tanto pelo diferencial no tratamento com os Profissionais, como também pela quantidade de pessoas que são atendidas nas Vilas Olímpicas gerenciadas pelo IDECACE". O presidente ainda destacou a transformação nas vidas dessas pessoas atendidas, e o profissional de Educação Física é o principal agente desse processo, com novas possibilidades de atuação trazidas também pelo esporte.
O ex-atleta e saltador triplo Jadel Gregório contou o início de sua história: "era um jovem sem esperanças e sem oportunidades e encontrei no salto um caminho para me estabelecer" relata. Jadel, com emoção na fala, disse que passou antes por outros esportes, mas por ser pobre, não tinha dinheiro para comprar roupas e calçados que o ajudassem a realizar a prática. Além disso, usava roupas que não transmitiam uma boa apresentação pessoal.
Em um momento da apresentação, ele chamou ao palco a atleta Ana Luiza, de 16 anos. "Ela é a prova que o esporte muda vidas" disse. Ana saiu de um projeto social e com a entrada no projeto, evoluiu e já trouxe medalhas, se tornando campeã brasileira em salto em distância e salto triplo.
A deputada Telma Rufino (PROS/DF) entrou na sequência e fechou os discursos de abertura com um contraponto à fala do Secretário. "O que seria das crianças e adolescentes sem os professores de Educação Física?" Segundo a Deputada, o reconhecimento e a importância dos nossos profissionais devem ser evidenciados nas políticas e ações do governo: “é preciso sim investir no esporte e na cultura para tirar as pessoas da rua e dar oportunidades”.
O programa Estação CREF7 esteve lá colhendo depoimentos e imagens. Assista nele as palavras do Presidente do IDECACE, Wilson Cardoso, Jadel Gregório e do Presidente do CREF7, Patrick Aguiar.