top of page
  • Foto do escritorComunicação CREF7

Novo Sistema de Fiscalização implantado em 2017 supera metas e impulsiona as ações do CREF7



CREF7 Relatório de Fiscalização 2017

No ano de 2016, com a nova diretoria, o CREF7 iniciou uma grande ação com foco na gestão do Conselho. A fiscalização foi um departamento que passou por grandes transformações, recebendo, inclusive, aumento do número de fiscais e novas metodologias de trabalho.

O primeiro semestre de 2017 foi utilizado para a avaliação dessas metodologias, com um plano de atividades e de metas mais arrojados. A análise desse primeiro período permitiu a revisão dos processos e resultou, a partir do segundo semestre, na homologação de um novo sistema de fiscalização, com mais agilidade e eficiência.

Esse novo sistema permitiu fechar o ano de 2017 com 1213 locais e estabelecimentos visitados (sendo esses ,1166, representando 100% do total registrado no CREF7, e mais 47, que foram identificados como registros novos, irregulares e revisitas). Desses 1213 locais visitados, 45% receberam notificações.


No que se refere aos Profissionais Pessoas Físicas, o departamento fiscalizou 2555 pessoas e notificou 22% delas por estarem descumprindo as legislações vigentes. Este trabalho em relação ao ano anterior obteve um aumento de 65% no segmento PJ e 74% no PF.



Outra mudança que causou um grande impacto no departamento de fiscalização foi a criação de mais um canal para denúncias. Esse canal adicional foi disponibilizado no site do CREF7, que também foi reformulado e relançado em 2017. O processo de denúncia é extremamente simples, mas exige alguns requisitos para que ele possa seguir em frente. As denúncias não são anônimas, mas ficam em sigilo. Com o fechamento do ano, esse número também apresentou um grande aumento, passando de 47 denúncias em 2016 para 223 denúncias em 2017 (474% a mais).


O ano de 2017 também registrou um aumento no número de ordens de serviços, que são ações solicitadas pelas Comissões de Fiscalização e Ética. No total foram 40 ordens (7 a mais que 2016), sendo 13 para interdição de estabelecimentos e 27 para retorno dos fiscais em locais anteriormente visitados. Chegando em dezembro com o numero de interdições totalizando em 24 (sendo 13 delas encaminhadas pelas Comissões).



O objetivo da fiscalização é realizar visitas com qualidade e com intuito de orientar, de forma correta, as Pessoas Físicas e Jurídicas. No entanto, fiscalizar é um sistema complexo que exige a análise de muitos fatores em um determinado local, fazendo com que seja um processo com inúmeras variáveis e com resultados que nem sempre podem ser previstos. O CREF7, está a disposição para tirar dúvidas e oferecer orientações preventivas, e isto pode ser feito pelos nossos canais de interação (site, facebook, telefone, e-mail ou presencialmente em nossa sede).

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page