top of page
  • Foto do escritorComunicação CREF7

A escolha do seu treinador pessoal requer cuidados



O ano virou e surge a necessidade de se adotar hábitos mais saudáveis. Ela pode vir por orientação médica, pelo quilos a mais ganhos no final de 2016 ou por uma profunda vontade de mudar. É nessa hora que um treinador pessoal (personal trainner) pode ajudar muito nas metas e nos resultados. Mas a escolha desse profissional requer cuidado e atenção. Além do mau profissional, existem pessoas que se apresentam como professores de Educação Física formados e, na verdade, não são. E essa é uma situação ilegal e que pode causar problemas, entre os quais lesões, inclusive permanentes e fatais.

Então para evitar que isso ocorra é imprescindível que você adote os seguintes cuidados na hora da contratação:

  1. Se certificar que a pessoa escolhida é um Profissional de Educação Física registrado no Conselho Regional de Educação Física do DF (CREF7) - isso é fundamental porque o registro só é homologado e está ativo para aquela pessoa que obteve o título de bacharelado reconhecido pelo CREF e que está cumprindo com todos os requisitos exigidos. Essa verificação pode ser feita acessando o site do CREF e pesquisando o nome ou número de registro fornecidos (www.cref7.org.br/pesquisapfpj).

  2. Conversar com outros alunos do Profissional para obter referências e avaliações do seu trabalho - é importante ouvir opiniões e saber como tem sido a atuação desse Profissional. Além do conhecimento técnico, se destaca aquele que tem metodologias, que utiliza as ferramentas adequadas e, acima de tudo, sabe equilibrar os treinos de acordo com o perfil e a necessidade do aluno.

  3. Conheça as propostas de outros treinadores pessoais - identifique os Profissionais de Educação Física que atuam como treinadores pessoais, converse com eles para entender suas propostas de treinamento, sua experiências, visão e se são profissionais que estão sempre se reciclando. Outro aspecto importante dessa pesquisa é encontrar aquele Profissional que transmita confiança e que você tenha empatia.

  4. Verificar se o local de treinamento, caso seja em estúdio ou academia, é uma empresa que também está registrada no CREF - uma situação também de suma importância, porque locais sem registro são ambientes em situação irregular e ilegal, e oferecem graves riscos a sua saúde e bem estar. As empresas regulares são obrigadas a exibirem, em local de fácil acesso e leitura, o Certificado de Licença expedido pelo Conselho e devem estar com seus registros ativos. Você também pode verificar acessando o site do CREF e pesquisando o nome ou número de registro fornecidos (www.cref7.org.br/pesquisapfpj).

Adotando essas precauções a chance de bons resultados fica ainda maior. Mas ainda depende de você. Pratique atividades físicas regularmente e conte com o CREF7/DF. A boa orientação é fundamental para uma vida mais saudável.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page