PRESIDENTE DO CREF7/DF, O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA Roberto Nóbrega, PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL.
- cref7site
- 14 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jul.
A EPIDEMIA DE OBESIDADE PREOCUPA AUTORIDADES NO MUNDO INTEIRO!

A Educação Física foi muito bem representada pelo Presidente do Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal, o Professor Roberto Nóbrega, no Senado Federal, que convidou o Sistema CONFEF/CREFs para debater sobre a “EPIDEMIA DE OBESIDADE” existente no Brasil, (e no mundo). O Presidente do CONFEF, Cláudio Augusto Boschi, que esteve na mesa defendendo o tema nacionalmente, convidou o Dr. Roberto Nóbrega para reforçar tal missão!
O debate, ocorrido na Comissão de Esportes do Senado, foi requerido pela Senadora Leila Barros, que Preside a Comissão, e pelo Senador Sergio Petecão, que presidiu esta Audiência Pública. Presentes ainda na audiência, representantes do Sistema Federal e Regionais de Medicina, de Nutrição e do Ministério da Saúde, além da Educação Física.
O assunto foi trazido a tona, devido dados publicados pelo Ministério da Saúde, que apresentaram o cenário nacional como ALARMANTE, ao analisarem o atendimento de Brasileiros nas Unidades Básicas de Saúde, por todo o território, partindo de um Universo de 24,78 milhões de adultos com estado nutricional avaliado, 67,71% estão com excesso de peso e 33,25% já convivem com obesidade. O que já coloca o Brasil, vivendo atualmente, uma escalada preocupante da EPIDEMIA DE OBESIDADE!
O Ministério da Saúde revelou ainda que, entre 2006 e 2023, a proporção de adultos com obesidade mais que dobrou, saltando de 11,8% para 24,3% - um aumento de 72% em 13 anos. Assim o Senado Federal, através de seus Senadores acima citados, se preocupou em reunir especialistas – buscando iniciar a construção de Políticas Públicas, para combater o avanço desta doença, onde a Educação Física sempre destaca a necessidade de incentivar as práticas de atividades físicas e esportivas combatendo o sedentarismo e a própria obesidade.
O presidente do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, Doutor Roberto Nóbrega, recebeu a palavra na audiência e afirmou que se não for feito "nada de imediato", há uma previsão para os próximos anos de que 135 milhões de brasileiros estarão nesse quadro de sobrepeso e obesidade.
o sobrepeso e a obesidade estão relacionados a várias patologias que podem levar a um gasto enorme na área de saúde e se nós, Profissionais de Educação Física, trabalharmos com a prevenção, ela vai minimizar tudo isso, salvando vidas e economizando dinheiro dos cofres públicos, a prevenção é mais barata e mais simples de se executar, de se executar, além de super eficiente no resultado.
Como sugestão para ampliar a política pública de prevenção através da prática de exercício, ele defendeu a dedução de gastos com esse tipo de serviço na declaração do Imposto de Renda e o investimento em campanhas educativas! O Presidente, Dr. Roberto Nóbrega finalizou destacando que a Profissão de Educação Física é primordial para o sucesso de Políticas Públicas no combate a Obesidade e a Obesidade Mórbida, dentre outras doenças.







Comentários