top of page
  • cref7site

Nota de pesar pelo falecimento do atleta Ary Façanha de Sá



O Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região – CREF7/DF manifesta imenso pesar com o anúncio do falecimento do atleta Ary Façanha de Sá.

O CREF7/DF se compadece com a dor da família pela irreparável perda e presta condolências aos familiares e amigos enlutados. Rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor.

Ary Façanha de Sá, Nasceu no interior do Maranhão, em 1928. Com 20 anos de idade, mudou-se para o Rio de Janeiro, cursou educação física e foi competir pelo Fluminense, onde defendeu o clube por dez anos de 1951 a 1961. Ary parou de competir em 1961.

Um dos maiores nomes do atletismo do continente, competia em várias provas, sendo sua especialidade o salto em distância. Ary participou em duas Olimpíadas, em Helsinque em 1952, quando ficou com a quarta colocação, ficou à sete centímetros da medalha de bronze. A segunda em Melbourne, Austrália em 1956.

Em 1955, nos Jogos Pan-Americanos, na Cidade do México, Ary bateu o recorde pan-americano, com 7,84m, a quarta melhor marca do mundo. Seus recordes sul-americanos só foram superados mais de 20 anos depois, pelo lendário João do Pulo.

Ary casou-se com Albanisa, no Rio, em 1962. Em 1965, mudou-se para Brasília, veio com a esposa e o filho mais velho, dois dos três filhos nasceram em Brasília. Em 1970, assumiu o departamento esportivo do MEC (Ministério da Educação), onde idealizou os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s). Ary contribuiu muito para evolução esportiva do nosso país.

Ary Façanha de Sá, um homem que como atleta voava e como professor impulsionava outros a voar, o esporte brasileiro está de luto. Eterna admiração, Vá com Deus Mestre.

O CREF7/DF reitera sua solidariedade à família do atleta Ary Façanha de Sá e declara o extremo respeito à sua memória, bem como o agradecimento pela sua imensa contribuição para a comunidade da Educação Física.

Patrick Novaes Aguiar

Presidente – CREF7/DF



1.299 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page