top of page
  • cref7site

CREF7 realiza meeting e aproxima o Profissional de Educação Física da atuação na área de saúde do DF

Desafios e Perspectivas para o Profissional de Educação no âmbito da Saúde no Distrito Federal foi tema de encontro multidisciplinar

No último sábado, dia 13/05, o CREF7 realizou, em auditório na sua sede, o CREF7 Meeting - Profissional de Educação Física no âmbito da Saúde no Distrito Federal: desafio e perspectivas. Com 35 Profissionais de Educação Física participantes, o evento apresentou informações sobre as contraindicações, limitações e indicações para suas atividades, permitindo uma reflexão sobre o tipo de atividade a ser desenvolvida, a intensidade e frequência do exercício, além do tipo de atendimento a ser realizado, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, tanto dentro quanto fora do ambiente hospitalar.


A mesa de abertura foi composta pelo Profissional de Educação Física João Francisco Rodrigues de Godoy (CREF 0013873-G/SP), representando o CREF4/SP, a Conselheira Federal do CONFEF, Profissional de Educação Física e ex-conselheira do CREF7, Nilza Maria Martinovic (CREF 000003-G/DF) e o Profissional de Educação Física Jean Augusto Coelho Guimarães (CREF 141875-G/SP), representante do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde/SAPS do Ministério da Saúde, além da presidente do CREF7, Nicole Azevedo (CREF 000859-G/DF), juntamente com o 2º vice-presidente, Patrick Aguiar (003132-G/DF), que fizeram uso da palavra, dando as boas vindas e falando da importância do evento, que teve por objetivo promover a qualificação dos Profissionais de Educação Física para atuação na área.


Por meio de um trabalho iniciado na gestão do ex-presidente do CREF7 Patrick Aguiar (2016-2021) e continuado nesta gestão, o Profissional de Educação Física foi inserido na equipe multidisciplinar de atendimento à saúde.


Estiveram presentes os conselheiros Lúcio Rogério (CREF 000001-G/DF), Leonardo Fusto (CREF 005655-G/DF) e André Boechat (CREF 000702-G/DF), que também foi palestrante do evento.


O conteúdo do curso foi idealizado pelo CREF7 contando com o apoio fundamental das profissionais de Educação Física Ana Claudia Raposo Melo, Lidiane Gomes e Claudia Lunardi, em conjunto com o conselheiro Marcelo Marazi (CREF 001015-G/DF), e com o suporte técnico e científico da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.


No início das atividades, Jean Augusto, juntamente com Graziela Tavares Ribeiro, apresentaram um panorama sobre o SUS (Sistema Único de Saúde), bem como as ações do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde. Em seguida, ocorreu a palestra com o Dr. Patrick Duarte, gentilmente indicado pela Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, que abordou noções básicas de Patologia e Controle de Infecção Hospitalar. Logo após, o evento teve a participação da Psicóloga Maria Eloá Pereira, indicada pela rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, que apresentou a fundamental importância das relações interpessoais e interprofissionais no ambiente hospitalar.


Após o almoço, o conselheiro André Boechat, presidente da Comissão de Ética Profissional, abordou o tema na área hospitalar. Em continuidade, as Profissionais de Educação Física Ana Claudia Raposo e Claudia Lunardi realizaram o debate e explanação da atuação do profissional na prática. Ana Claudia atuou por grande parte da carreira na rede Sarah de Hospitais, local em que Claudia Lunardi atua profissionalmente. Finalizando, a Profissional de Educação Física Lidiane Gomes, que atua no Hospital Universitário de Brasília e apresentou os desafios enfrentados em sua prática diária.


A íntegra do evento será disponibilizada, brevemente, no YouTube do CREF7, para aproveitamento por todos os registrados do órgão.

170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page