top of page
  • cref7site

CREF7 atua na defesa da sociedade

Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região - Distrito Federal atua na defesa da sociedade em ação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

O CREF7 atua em prol da sociedade e prima pela atuação exclusiva do Profissional de Educação Física na prescrição de exercício físico. Quando o objetivo desse exercício físico é "atividades para fortalecimento muscular, equilíbrio, estimulação cognitiva e a interação social”, mais ainda imprescindível a presença de um Profissional de Educação Física.


No último dia 10/11, a Secretaria de Saúde divulgou notícia (https://www.saude.df.gov.br/w/novos-equipamentos-nas-ubss-ajudar%C3%A3o-a-fortalecer-cuidado-com-idosos) da compra de novos materiais, "como caneleiras, halteres, arcos, camas elásticas, colchonetes e molas para fortalecer a saúde do idoso”. O CREF7 apoia esta esta ação da Secretaria, porém repudia com veemência o trecho da notícia que não aponta o Profissional de Educação Física como o promotor da atividade e do uso dos materiais.


Na mesma notícia, o trecho "Para a implantação do projeto, será desenvolvido o curso de capacitação para os profissionais da Atenção Primária à Saúde. A previsão é fazer em dezembro o treinamento de 150 servidores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que reúne terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, serviço social, psicólogos, fonoaudiólogos e farmacêuticos” incorre em descumprimento grave da lei 9.696/98, que indica, em seu Art. 1º, que "O exercício das atividades de Educação Física e a designação de Profissional de Educação Física é prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física.” A mesma lei ainda determina que o curso de capacitação adequado é a graduação em Educação Física, na habilitação bacharelado.


O CREF7, no uso de suas atribuições, não medirá esforços para garantir que a sociedade seja atendida única e exclusivamente por Profissionais de Educação Física no que tange à prescrição de exercício físico em ações da Secretaria de Saúde e a inclusão do Profissional de Educação Física nas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, para o atendimento especializado aos idosos.

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page