top of page
  • cref7site

1° Fórum do Esporte do Distrito Federal


O evento contou com a participação de diversos profissionais da área para debates.

Texto por: Cecília Araújo

Na última terça feira, 16 de agosto ocorreu o 1° Fórum do Esporte do Distrito Federal. A ação foi promovida, com o intuito de facilitar o elo entre estudantes e profissionais de educação física e as Federações de Esportes. “Acreditamos no sucesso deste trabalho que contribuirá para qualificar e elevar o nível de conhecimento dos nossos acadêmicos” disse a Presidente do conselho Nicole Azevedo.

O CREF7 declarou que tem o objetivo de ser essa ponte. E garantir que o relacionamento entre esses dois pontos aconteça de maneira mais facilitada. “O CREF7 tem como propósito ser o elo de ligação entre os acadêmicos de Educação Física por meio das IES e as Federações Esportivas, oportunizando, chancelando e divulgando os diversos cursos e oportunidades estágios oferecidas por essas instituições. Acreditamos que fomentando o conhecimento e experimentação dos nossos estudantes, o reflexo direto poderá ser percebido no atendimento e na saúde da nossa população. ”, reforçou a presidente.

Estiveram presentes os representantes das Federações e das Instituições de Ensino Superior, acadêmicos, profissionais de educação física e atletas amadores. Foi debatido os principais desafios de incluir mais facilmente o estudante no mercado de trabalho, e torná-los profissionais capacitados. A experiência profissional atrelada ao conhecimento teórico é indispensável para a melhoria desses futuros profissionais. Além disso, temas relacionados a: formação no quadro de árbitros, estágios em eventos esportivos, formação de novos atletas, cursos de capacitação nas diversas áreas esportivas foram abordados nas palestras.

Durante o evento contamos com a participação da Dra. Rossana Benck representante do Grupo de Trabalho do Fórum do Esporte do DF. “Estamos trabalhando para “ligar os pontos”, para aproximar esses dois mundos, o acadêmico e o aplicado! Se oferecermos visibilidade para as Federações dentro das IES, certamente despertaremos interesses nesses alunos, seja como voluntário, árbitro, estagiário ou monitor, que seja apenas um aluno por faculdade, apenas um que se envolva e se apaixone pelo esporte, já faremos a roda girar e aos poucos elevar a quantidade e a qualidade de profissionais que podem impulsionar e promover o esporte no DF. ”

Além disso, foi abordado a necessidade de incentivar os estudantes para novas áreas de atuação, promovendo um elo entre a pesquisa e o esporte “Se os currículos, a extensão e a pesquisa estiverem dissociados de uma visão macro do esporte, teremos uma lacuna tanto na massificação quanto na Educação Física Escolar e, consequentemente, no médio e longo prazo afetarão a descoberta e a formação de atletas. ”

Por fim, o evento foi concluído com a fala da professora Elizabeth Ribeiro, uma das motivadoras deste encontro. Durante o discurso, agradeceu a presença das IES, das Federações e o sucesso deste fórum.


Participaram do evento:

  • Arão Amaral, presidente da Federação Tiro com Arco;

  • Francisco Xavier, presidente da Federação de Atletismo;

  • Gilbert Klier, presidente da Federação de Tênis;

  • Marcus Lima, representante do Esporte Paraolímpico;

  • Gilberto Cardoso, presidente da Federação de Handebol;

  • Paulo Roberto, presidente da Federação de Triatlon;

  • Victor Vinicius, presidente da Federação de Desportos Aquáticos;

  • Roberto Nóbrega, coordenador do curso de Educação Física da UNIP;

  • Ivanir Ranzi, coordenador do curso de Educação Física da Uniplan.

  • Fábio Tenório, coordenador do curso de Educação Física da UCB;

  • Pablo Fraga, coordenador do curso de Educação Física da Anhanguera;

  • Leonardo Costa Pereira, coordenador do curso de Educação Física da Unieuro.



O CREF7/DF agradece a participação de todos os envolvidos!


75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page