top of page
  • cref7site

CREF7 realiza meeting e aproxima o Profissional de Educação Física da atuação na área de saúde do DF

Desafios e Perspectivas para o Profissional de Educação no âmbito da Saúde no Distrito Federal foi tema de encontro multidisciplinar

No último sábado, dia 13/05, o CREF7 realizou, em auditório na sua sede, o CREF7 Meeting - Profissional de Educação Física no âmbito da Saúde no Distrito Federal: desafio e perspectivas. Com 35 Profissionais de Educação Física participantes, o evento apresentou informações sobre as contraindicações, limitações e indicações para suas atividades, permitindo uma reflexão sobre o tipo de atividade a ser desenvolvida, a intensidade e frequência do exercício, além do tipo de atendimento a ser realizado, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, tanto dentro quanto fora do ambiente hospitalar.


A mesa de abertura foi composta pelo Profissional de Educação Física João Francisco Rodrigues de Godoy (CREF 0013873-G/SP), representando o CREF4/SP, a Conselheira Federal do CONFEF, Profissional de Educação Física e ex-conselheira do CREF7, Nilza Maria Martinovic (CREF 000003-G/DF) e o Profissional de Educação Física Jean Augusto Coelho Guimarães (CREF 141875-G/SP), representante do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde/SAPS do Ministério da Saúde, além da presidente do CREF7, Nicole Azevedo (CREF 000859-G/DF), juntamente com o 2º vice-presidente, Patrick Aguiar (003132-G/DF), que fizeram uso da palavra, dando as boas vindas e falando da importância do evento, que teve por objetivo promover a qualificação dos Profissionais de Educação Física para atuação na área.


Por meio de um trabalho iniciado na gestão do ex-presidente do CREF7 Patrick Aguiar (2016-2021) e continuado nesta gestão, o Profissional de Educação Física foi inserido na equipe multidisciplinar de atendimento à saúde.


Estiveram presentes os conselheiros Lúcio Rogério (CREF 000001-G/DF), Leonardo Fusto (CREF 005655-G/DF) e André Boechat (CREF 000702-G/DF), que também foi palestrante do evento.


O conteúdo do curso foi idealizado pelo CREF7 contando com o apoio fundamental das profissionais de Educação Física Ana Claudia Raposo Melo, Lidiane Gomes e Claudia Lunardi, em conjunto com o conselheiro Marcelo Marazi (CREF 001015-G/DF), e com o suporte técnico e científico da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.


No início das atividades, Jean Augusto, juntamente com Graziela Tavares Ribeiro, apresentaram um panorama sobre o SUS (Sistema Único de Saúde), bem como as ações do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde. Em seguida, ocorreu a palestra com o Dr. Patrick Duarte, gentilmente indicado pela Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, que abordou noções básicas de Patologia e Controle de Infecção Hospitalar. Logo após, o evento teve a participação da Psicóloga Maria Eloá Pereira, indicada pela rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, que apresentou a fundamental importância das relações interpessoais e interprofissionais no ambiente hospitalar.


Após o almoço, o conselheiro André Boechat, presidente da Comissão de Ética Profissional, abordou o tema na área hospitalar. Em continuidade, as Profissionais de Educação Física Ana Claudia Raposo e Claudia Lunardi realizaram o debate e explanação da atuação do profissional na prática. Ana Claudia atuou por grande parte da carreira na rede Sarah de Hospitais, local em que Claudia Lunardi atua profissionalmente. Finalizando, a Profissional de Educação Física Lidiane Gomes, que atua no Hospital Universitário de Brasília e apresentou os desafios enfrentados em sua prática diária.


A íntegra do evento será disponibilizada, brevemente, no YouTube do CREF7, para aproveitamento por todos os registrados do órgão.

169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page